top of page

Cromoterapia & Coaching

A influência das cores em nossa vida e personalidade.

ree
As cores são as diferentes frequências vibratórias da luz visível, e as usadas na Cromoterapia são as do espectro solar: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo e Violeta.

Cromoterapia é uma ciência natural e holística que utiliza a cor e a luz para equilibrar as energias e restabelecer as disfunções que se apresentam em nossos corpos: físico, etérico, emocional, mental e espiritual, ou seja, as cores são utilizadas para a cura de doenças e restauro do equilíbrio físico e emocional do paciente. A palavra tem origem no grego “khrôma” que significa “cor”.


A exposição à luz e às cores, transformam-se em frequências vibracionais ou energias que a visão e o cérebro conseguem interpretar de forma específica, por isso a importância das cores corretas para cada tipo de situação. E quando o corpo e a mente estão em perfeito equilíbrio, torna-se muito mais fácil conseguir concentração, meditar, se deixar invadir por pensamentos positivos e harmônicos.


Quando estiver experimentando um programa de Coaching, faça uso da Cromoterapia para estimular ainda mais os resultados, usando roupas e cercando-se de cores que possam atrair emoções e energias positivas, harmonia, tranquilidade, equilíbrio, mas também vitalidade, energia e coragem para buscar os seus sonhos e transformá-los em realidade.


As cores são as diferentes frequências vibratórias da luz visível, e as usadas na Cromoterapia são as do espectro solar: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo e Violeta.


A cor de maior frequência vibratória (mais rápida) do espectro visível, é o Violeta e a de menor frequência (mais lenta) é o Vermelho. Os raios acima do Violeta são ultravioleta, abaixo do Vermelho são infravermelho, e não são captados pela visão humana, mas os receptores da pele reconhecem as informações luminosas, transformam-nas em impulsos nervosos e as transmitem para os sistemas nervoso e endócrino.


Vermelho

Chakra da Raiz ou Básico. Significa paixão e energia. É uma cor quente associada ao poder e a excitação. Os efeitos no corpo é o aumento da frequência cardíaca.

É a cor do sangue e dos fluidos corporais, e, consequentemente, do amor e da morte. A cor foi usada para pintar as vestes de guerra, a fim de mascarar a presença de feridas.

Para a terapia de cores, estimula a atividade física e intelectual, é de euforia, melhora a circulação e a produção de glóbulos vermelhos e também é antibacteriana.

Ligada ao primeiro chakra é aconselhável escolher para pintar as paredes do quarto, se você quiser ser mais passional.


Laranja

Chakra do Sacro ou Sexual. Representa alegria e sucesso. O efeito no corpo é que estimula a circulação sanguínea e pode ser usada para o tratamento de problemas respiratórios.

As cores laranja e amarelo são as favoritas dos budistas, enquanto na Polinésia, laranja é a cor da divindade que vem da raiz de cúrcuma, considerada o alimento dos deuses.

Vinculada ao segundo chakra aumenta o otimismo, traz positividade, paz e alegria e por isso não está vinculada a uma área específica da casa.

O laranja estimula o metabolismo, os pulmões, é usado no tratamento de espasmos e cãibras, restaurador do equilíbrio do sistema nervoso, ideal para superar ansiedades e medos.


Amarelo

Chakra do Plexo Solar. Representa luz e descontração. Vitaliza o coração. As cores mel, enxofre e amarelo evocam o sol. O chamado amarelo Nápoles era obtido a partir do sulfureto de arsênico, usado desde 2500 aC, já o delicioso e não-tóxico açafrão, uma das especiarias mais caras do mundo, é usado para tingir lã, algodão, seda e penas de avestruz.

Na Idade Média, o amarelo foi considerado um “filho menor” do branco e, portanto, com propriedades negativas. No teatro, os personagens traidores e alpinistas sociais usavam sempre roupas amarelas.

A cor é ligada ao terceiro chakra e é muito adequada para as paredes de salas dedicadas ao estudo, porque promove a concentração e atenção, estimula o intelecto, fortalece o sistema imunológico, atua sobre o pâncreas e é purificador.


Verde

Chakra do Coração ou Cardíaco. Representa esperança e saúde. Simboliza a natureza e está relacionada à renovação. Ajuda a acalmar.

O verde é associado com o crescimento, fertilidade, vitalidade, mas também representa os perigos da natureza. Sonhar com a cor verde na China é um bom presságio, mas, neste país, a cor também está ligada à perversão, prostituição e traição.

Na Mongólia, está associada às três energias divinas: paz, crescimento e destruição. No Ocidente, as mesas de jogo são cobertas, não surpreendentemente, por um pano verde, que traz boa sorte, mas também é o amor inconstante, paixão, ciúme e desordem.

Para a terapia de cor, o verde alivia a insônia, dores de cabeça, problemas de estômago e intestino, é antibacteriano e age em casos de esgotamento nervoso.

Vinculada ao quarto chakra, em casa essa cor pode ser útil para pintar as paredes do quarto, se você sofre de insônia, uma vez que promove uma sensação de relaxamento.


Azul

Chakra da Garganta ou Laríngeo. Representa tranquilidade e harmonia. Também é associado à depressão. É refrescante atuando para problemas de garganta e febre em geral.

Calmante e relaxante, elimina a dor de cabeça, diminui a pressão arterial, é antisséptico e alivia a dor.

Associada ao quinto chakra, esta cor tem propriedades calmantes e relaxantes, combate as agitações física e mental. Ideal para pintar o quarto.


Anil

Chakra do Terceiro Olho ou Frontal, essa cor é indicada para harmonizar e equilibrar todo o corpo, e não apresenta contraindicações.

O Sexto chakra está associado a um efeito de cor calma, muito ligado à nossa parte espiritual. A sala é uma área adequada para esta cor, embora seja boa para toda a casa.


Violeta

Chakra da Coroa ou Coronal, esta cor está ligada à espiritualidade. Funciona como anti-inflamatório. Era a cor da realeza por excelência e uma das vestes litúrgicas durante o período quaresmal, porque simboliza a luta do espírito (azul) contra a carne (vermelho).

Relaxante, promove a concentração e a meditação, combate a fadiga e a dor, agindo sobre o baço. Associada com o sétimo chakra, é a cor do espírito, ajuda a eliminar o estresse, a tensão e a olhar para as coisas com desprendimento. O violeta pode ser colocado em qualquer lugar da casa.


ree

A maneira mais eficaz de aplicar a cromoterapia consiste na irradiação de uma luz da cor adequada para o problema em todo o corpo ou para o ponto específico onde está localizado o desequilíbrio energético, por exemplo, uma luz azul para a cabeça para a depressão e estresse, uma luz amarela em direção ao abdômen para estimular a digestão, o fígado e o intestino.


Independentemente das teorias e prática holística, podemos experimentar em nós mesmos os efeitos benéficos de uma cor ou de outra. Por exemplo, se está em um período de estresse, tire alguns momentos para olhar um objeto azul, e se está indisposto e sentindo-se deprimido, olhe um objeto vermelho, ou amarelo, se precisar recuperar a concentração.

Às vezes, com gestos simples e naturais, é possível encontrar uma solução sem recorrer necessariamente a medicamentos. Assim, para encontrar o bem-estar, redescubra as cores.



Fontes: Terapia & Coaching, Nascer para Vida, Instituo Luz Cursos e Terapias, Eu sem Fronteiras, greenMe

Comentários


bottom of page