Mindfulness: Além da Meditação.
- afonsopacileo
- 30 de jul. de 2018
- 3 min de leitura
O estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar.

Mindfulness propõe uma nova forma de interação com qualquer coisa que aconteça em nossa vida de maneira mais consciente, aberta e gentil. Possibilitando estar sobre controle das nossas reações e escolhas, uma maneira de viver e encarar a vida permitindo enfrentar desafios e situações do dia a dia no trabalho, em casa e até mesmo a lidar com dor crônica, stress e depressão.
A abordagem Mindfulness é baseada na aceitação da nossa experiência e não na reação da experiência em si. Aceitando as condições naturais da vida, criamos a habilidade de responder a essas condições de maneira mais criativa e funcional e, para fazermos isso, precisamos aprender a estar conscientes (mindful) e atentos às nossas respostas e reações, que é o que propõem os treinamentos em Mindfulness.
Sendo um treinamento que integra mente-corpo, ele permite que as pessoas mudem a maneira que elas vivenciam o seu dia a dia, mudando a maneira que elas pensam e sentem sobre as próprias experiências. A prática em si exige disciplina e perseverança, especialmente no mundo de hoje onde a impressão que se tem é a de que é difícil achar tempo para qualquer coisa.
Com a velocidade do mundo atual, estamos cada vez mais desconectados.
Com a velocidade do mundo atual, estamos cada vez mais desconectados de nós mesmos, cheios de tarefas, obrigações, responsabilidades e pressões. Todas essas características do mundo atual levam as pessoas a um constante sentimento de opressão característico do considerado mal do século, fazendo com que percamos um tempo precioso na vida, com que fiquemos presos a pensamentos negativos ou de origem ansiosa, afetando nosso bem-estar, deixando-nos sobrecarregados, exaustos e muitas vezes ansiosos ou depressivos.
O treinamento em Mindfulness propõe uma volta a si mesmo, aumentando a consciência e atenção aos nossos atos, mudando a maneira como agimos, vivemos e nos relacionamos. Mindfulness tem como objetivo aumentar o estar consciente e estar atento às experiências vividas, o aqui e o agora, ou seja, reconhecer e aceitar a realidade como ela é, sem avaliação emocional, distorções mentais ou reagindo de maneira automática.
Como sensações negativas estão também presentes na vida sendo parte inerente dela, a busca automática e inconsciente pela sensação de prazer e felicidade, pode criar um estado persistente de infelicidade ou estresse na relação em como as coisas são.
Geralmente nossos pensamentos viajam de maneira livre entre o passado e o futuro, muitas vezes ficando presos a sentimentos de preocupação futura, remoendo situações passadas, sentimento de culpa, entre outros. O objetivo dos programas de Mindfulness é libertar as pessoas do condicionamento automático dos padrões mentais (cognitivos).
O propósito da meditação Mindfulness
O propósito da meditação Mindfulness é nos libertar do padrão de respostas automáticas que fazemos sem percebermos, fazendo com que fiquemos mais atentos e conscientes dos hábitos que determinam nossa maneira de se comportar e de se relacionar com o mundo. Exercícios de meditação permitem que possamos fazer uma relação entre nossos pensamentos, emoções e opiniões de maneira mais flexível e racional.
O treino intencional da atenção permite que possamos usar determinadas técnicas para nos mantermos centrados e focados, levando a consciência de que pensamentos, emoções e respostas corporais muitas vezes são ativados de modo inconsciente pela maneira natural da nossa mente operar através de pensamentos incessantes, muitas vezes remoendo coisas do passado ou projeções futuras.
Mindfulness significa mudar os padrões de comportamento e respostas a que estamos acostumados, e começar a viver uma vida mais centrada no presente e na real sensação que nos acomete, de modo aberto, gentil e com aceitação.
Mindfulness ensina a como dar atenção ao que é positivo e belo na vida, mesmo em situações estressantes que comumente faz parte do nosso dia a dia, e a ver as mesmas coisas com um olhar diferente, uma atitude que leva a apreciação das coisas simples da vida. Mindfulness não nos ensina a evitar as situações, mas sim estar onde quer que estejamos nesse exato momento independente de experienciarmos sensações de prazer ou desprazer.
Um exercício simples de Mindfulness para você praticar
Reserve 30 segundos para cada um dos seguintes passos, três vezes ao dia:
1- Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, nas sensações em volta do seu estômago, a maneira que ele infla quando inspiramos, a sua volta à posição original quando expiramos.
2- Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação, e não tente modificá-la, apenas tome nota da sua sensação.
3- Tome nota das sensações que você esteja experienciando, por exemplo: “Estou agitado” ou “Há agitação”. Não tente modificá-la, aceite-a.
4- Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você as está experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar, e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.
Fonte: Iniciativa Mindfulness
Comentarios